let me cook | pancakes


eu sempre gostei de panquecas, sempre gostei de as comer e de as fazer, desde miúda, naquelas manhãs longas de sábado debaixo de um sol maravilhoso californiano em que a vida me parecia infinita e o meu maior problema era se os meus mil e um treinos me atrasavam para o BH90210, nunca cheguei atrasada a um episódio by the way. há muitos anos que faço a mesma receita, aprendi em horas longas de babysitting que para me entreter e entreter os miúdos era um óptimo plano... comecei a fazer babysitting aos doze anos... hoje não deixaria os meus com crianças tão pequenas!! as primeiras saíam péssimas, as segundas melhores até que já as fazia para todos lá em casa. agora continuo a fazer e mesmo que os miúdos digam que só querem uma, preferem pão e cereias, nós, eu e ele adoramos. e ficam tão fofinhas, tão boas, apenas regadas com maple syrup que mando vir, ou apenas com mel da quinta. ele também acha que um pouco de manteiga e doce de mirtilo fica perfeito, mas isso é mesmo com ele... experimentem e digam o que acham?
ingredientes: 
1cup (eu uso cups porque tenho já as medidas feitas) de farinha
2 colher de sopa de açucar
2 a 3 colheres de chá de fermento
uma pitada de sal
1cup de leite
2 a 3 colheres de sopa de óleo vegetal (prefiro que a manteiga porque torna a consistência da massa mais homogénea)
1 ovo
modo de preparação:
para mim é muito simples, primeiro misturar bem o leite com o óleo e o ovo, depois juntar os ingredientes secos, bem mexidos e passados pelo passador como a farinha para a tornar mais leve. 
frigideira quente mas não a ferver, usar uma folha de papel de cozinha e molhá-la no óleo/manteiga, passar pela frigideira de maneira a que toda a base fique unta, mas não demasiado. usar uma colher de servir sopa para a dose de cada panqueca. colocar no meio de frigideira, com calma e de maneira a que caia sempre no ponto do meio. quando aparecerem as primeiras 5 bolhas, virar! eu levanto ligeiramente com a espátula, mas viro-as com a própria frigideira. já tenho o jeito e gosto imenso de o fazer! só sou uma cor linda e enquanto faço as outras, tenho no forno um tabuleiro a temperatura baixa para as ir aquecendo enquanto espero. assim se por acaso alguma me escapar e ficar mais "crua" ali acaba de fazer! ui que fome!



2 comentários:

  1. Ai senhor, que delícia!! Isto para amanhã de manhã vai saber tão bem!! Adorei as dicas do forno ligado e das 5 bolhas! Tens alguma frigideira pequenina especial para as panquecas? Fico sempre a achar que as minhas se espalham demasiado e não fica assim grossas como as tuas! Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ui frigideira especial??!! não tenho nada disso, claramente não uso a wok, mas tb acho ridículo ter uma frigideirinha mini só para esse efeito a menos que comas imensos ovos estrelado!! lol mas o que eu acho que acontece imenso é que se fazem massas de panquecas demasiado líquidas e daí escorrerem e ficarem tipo crepes, que tb sei fazer muito bem btw, se usares sempre a mesma medida para as colocar na frigideira como a concha para servir sopa acabas por perceber como a colocar devagarinho no centro da panqueca. eu em tempo até usava um molde de bolacha para fazer as mini, mas queimava-me sempre... desisti desse mini massacre!

      Eliminar