shop window | 1 ano


atelier da tufi | rua 4 da infantaria 29A/B . campo de ourique 

já sabem que eu dou muita importância a datas e hoje, não posso deixar passar esta. esta é mais do que uma simples data, é uma declaração de amor quase. daquelas que só de faz quando se faz anos. daquelas que eu faço aos meus dois filhos no dia em que nasceram, no dia em que eu relembro as dúvidas, medos, ansiedades e parvoíces que me passaram pela cabeça antes de nascerem. daquelas que eu faço quando algo é tão importante, tão bom e tão meu que merece um momento de reflexão...
a loja-mais-querida-do-bairro, slogan que inventei no primeiro dia e ficou para todo o sempre, faz 1 ANO e tornou-se na minha paixão. não nego o medo que tive na noite anterior, nas dúvidas "onde é que nos metemos?" de tal maneira que o último email ao meu chefe tinha sido basicamente "vou ali e já venho. nem vou desligar o computador!"... mal sabia eu, que um ano depois estou 100% dedicada, o marido que o diga.
foi o ano mais importante da minha vida, o ano em que criei algo completamente distante do que imaginei fazer da minha vida, foi o ano em que me tornei de novo só eu, no meu pequeno mundo, foi o ano em que toda a minha família me viu lutar por algo só meu, ano em que os meus filhos me viram deixar de ser só mãe, ano em que me libertei de tudo o que tinha um dia planeado. ano em que cresci muito, ano em que vi de tudo, ano em que percebi que não sou de pedra, mas não preciso dar o coração a todos. ano em que aprendi a falar menos, e não ouvir tanto. ano em que aprendi, que tudo, mesmo tudo se faz.
já vimos um pouco de tudo por aqui... há de facto pessoas de todos os feitios e formatos, pessoas mais bem intencionadas que outras, mas de um modo geral e intenso, temos muito boas clientes, algumas tornaram-se verdadeiras amigas, já vimos dezenas de barrigas crescerem, bebés nascerem e fazemos, eu faço, questão que todos nos venham visitar e tirar a foto da praxe na loja mais querida do... eu sei, já sabem.
queria tanto poder explicar o que sinto hoje e o que foi de facto este ano, mas é tão difícil colocar num texto o que nos vai na alma, sem pormos todos a chorar em três tempos, eu mesma me emociono quando escrevo sobre o que me faz feliz e não posso hoje passar o dia emocionada a esse ponto.
tudo o que fizémos aqui neste cantinho foi a pensar em quem nos visita, compra e nos sorri todos os dias, temos tido excelentes oportunidades de conversa, de intercâmbio de ideia de cusquices e alguns momentos de festa pelo meio. também aconteceram coisas menos boas, algumas que marcam para sempre, algumas que nos deixam muito tristes mas que na loja vamos recuperando um pouco o sorriso, a vontade e tornou-se num ponto de encontro de tanta amizade, abraços e carinho. tem sido muito bom ver que todos nos acompanham nos altos e baixos, seja da loja seja das nossas próprias vidas.
o melhor tem sido mesmo esta descoberta do que somos capazes de fazer quando gostamos do que fazemos, a descoberta que a tufi tem uma força do tamanho do mundo e que conhece tão bem do que é capaz, tem sido muito enriquecedor aprender com ela, menos costura! não há nada que esta miúda não queira, possa e vai fazer, e eu lá a sigo esse tufão que ela é. não estou ao lado dela apenas a aprender e ver, estou de facto com as mãos na massa e literalmente não paramos. tudo o que é bom tem que ter sempre os seus sacrifícios, cedências e compromissos. nós não trabalhamos 24h por dia, mas muito pouco falta e isso claramente para quem tem vida própria, família para criar ou amigos, faz-se sentir. há menos disponibilidade, há menos presença e há menos vontade talvez pois o cansaço faz-se notar quando não deve...
enfim... mas foi preciso um ano para chegarmos a este estado, e esta percepção de que mesmo com algum sacrifício as nossas coisas precisam desta atenção, desta dedicação, e também foi preciso um ano para analisarmos bem o que de nós precisa a loja. tenho a certeza que vamos festejar muitos anos de vida, quem sabe um dia não somos uma loja maior onde podem caber ainda mais coisas queridas, mais clientes, mais amigas, mais crianças e mais vontade, porque essa cresce a olhos vistos, essa faz parte do nosso ser e da essência da loja-mais-querida-do-bairro.
a todos os que foram crescendo connosco, e aos que nos acompanham seja ao vivo e a cores, seja pelas redes sociais onde a tufi já se estendeu e já criou o seu próprio estilo, a todos que gostam do que fazemos, e que querem saber sempre das últimas novidade, um enorme obrigada!

12 comentários:

  1. muitos parabéns!!
    li o texto a sorrir porque realmente ele transborda alegria! é bom saber que há projectos que dão certo. é uma inspiração.
    felicidades ♡

    ResponderEliminar
  2. querida rita, sorrir é verdadeiramente o melhor remédio e tudo é possível com um sorriso na cara! ;) obrigada!!

    ResponderEliminar
  3. Pronto agora que acabei de ler isto fiquei deprimida... nós não tivemos direito a foto porquê? Fora de brincadeiras e tontices à parte (não por muito tempo porque não sou capaz) reforço a mensagem que deixei na pagina de facebook... que este seja o primeiro de muitos aniversários e que tenhas muitas fotografias para um dia darem origem ao álbum da loja mais querida do bairro - P A R A B E N S !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fio! não tiveste direito a foto porque não cabes ao meu colo!!! só quem cabe nas palmas da minha mão é que leva com foto da praxe!!! mas se quiseres muito tiramos! ;) hoje estou vestida para isso! ;) com um colar a condizer!!!!!!!

      Eliminar
  4. Agora por aqui.... PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS!!! É, sem dúvida, a loja mais querida do (meu) bairro!!!

    Merecem todo o sucesso que têm tido, pois de facto nota-se e sente-se que se dedicam à loja com AMOR.

    Obrigada por serem TÃOOOOOOO Queridas e pela companhia, risos, conversas nestes ultimos meses (e ainda faltam mais 5 para vos largar, ahahahahah). Sinto-me mesmo bem ai no vosso cantinho :)

    Muitos beijinhos e até já.

    p.s.- olha que ainda não lanchei.... ehehehehehe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. minha querida maria joana... és e serás sempre muito bem vinda no nosso cantinho e a tua mini c tem sido uma princesa na nossa loja. tornaste-te numa querida amiga e espero festejar muitos mais anos contigo! ;) beijos

      Eliminar
  5. Parabéns querida, nada tem o gosto de ver um projecto que se ama crescer. Parabéns e O-B-R-I-G-A-D-A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. do fundo do meu coração, obrigada nós! fazes parte deste nosso mundo, e tem sido maravilhoso trabalhar side-by-side with you. beijinhos grandes... saudades

      Eliminar
  6. Parabéns Andrea, que seja muitos mais anos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada sílvia e que bom que é ter este cantinho feito com carinho para falar do que mais gosto!

      Eliminar
  7. venham muitos mais anos destes e a promessa que juntas vamos tentar fazer só o que mais gostamos! <3

    ResponderEliminar
  8. só! ...amei que tenhas deixado um comentário! ;) ihihihihih

    ResponderEliminar