where to eat | osteria

como já alguns sabem, cá em vive um italiano de gema, milanês para sermos precisos, porque este pormenor no que se trata de comida tem muito que se lhe diga. por termos um italiano vero, e dois mini luso-italianos, não temos por hábito comer comida italiana... fora de casa. a menos que amigos se aventurem na coisa, normalmente a comida italiana é reservada para o dia-a-dia e para ocasiões especiais cá em casa com família e amigos.
por isto é que ir jantar a um restaurante italiano para nós é impensável, pizzas consideramos até porque somos os quatro fãs incondicionais, mas comida italiana no geral é caseira... se quisermos mesmo muito jantar fora italiano, mais facilmente nos metemos num avião e vamos aos nonni jantar!
foi com alguma estranheza e dificuldade (já que está sempre cheio) que fomos ao Osteria. tinha recebido críticas muito, mesmo muito positivas sobre esta espécie de tasca italiana... ao fundo da nossa rua... sim, aqui ao lado, parecia mentira, é quase como ir aos sogros, é quase como ir a casa de alguém.
a Osteria é mesmo isso, é comer em casa de alguém conhecido que no entanto é um estranho, é "una cucina di amici", a Chiara é uma autêntica amiga, fala connosco e abre-nos a porta como se fossemos primos ou amigos. é quase impossível recusar qualquer prato, não porque têm ar apetitoso, que o têm, mas não os vemos, mas porque quando se entra apetece descalçar, cruzar as pernas, ficar à conversa e comer à medida que a comida vai chegando, sem pressas e sem manias.
com um atendimento muito amigável, o que para mim é bom mas pode ser uma chatice, gosto pouco que nos "chateiem" enquanto comemos, aqui basta pouco para que o atendimento constante passe a conversa, e claro, um italiano à mesa é sempre razão para grandes conversas. nós os 4 adoramos. os miúdos comeram lindamente como se da comida da nonna se tratasse, eu engoli tudo com medo de partilhar, ele matou saudades de casa. bruschette com bom alho e tomate fresquíssimo, zucchine recheadas, lasagne leve como o ar, mas deliciosa como só a bella italia sabe conceber, polpette que fazem as delícias dos miúdos de tão macias e saborosas, sobremesas nem vos falo que nem fotografia consegui tirar de tão hipnotizada estava... enfim... um jantar BUONISSIMO. um espaço que convida. uma anfitriã que sorri porque gosta do que faz e serve aos seus amigos e vizinhos, comida que faz bem à alma e a distância de um passeio a quatro pelas ruas da madragoa.




osteria . rua das madres 52-54 . madragoa . 213960584 . 

No Comments Yet, Leave Yours!