where to eat _ tartine

existem poucos locais neste mundo onde eu já almocei que me tenham feito sentir tão confortável ao ponto de lá ficar horas a fio. estranhamente alguns locais para comer em lisboa parece que têm tudo para nos fazer ir embora rapidamente, sejam as cadeiras medonhamente desconfortáveis, barulho de televisões penduradas em ângulos de desconfiar, comida servida a correr, etc. hoje em dia parece que nascem sítios giros e novos todos os dias, devem fechar tanto ou mais, mas os que ficam têm tendência em corrigir todos estes pormenores para que a experiência de um simples almoço seja diferente, deliciosa e simplesmente boa. 
é por isto que eu gosto da Tartine. quando soube que tinha aberto, descreveram-me como uma nova e gira padaria... ora, isso é pouco. para além da padaria é pastelaria, tem um bolinho/pastel, o "chiado" tão bem para o bairro onde está, levíssimo e tão bom, um perigo portanto. mas é também, um terraço amoroso, um brunch divinal, aos sábados E domingos!

a Tartine convida-nos a entrar pelo cheirinho a pão acabadinho de sair do forno e isso compensa pelos presos ligeiramente altos demais nas suas famosas tartines. para quem nunca as comeu, uma maneira muito simples de as descrever é uma fatia e pão com ingredientes por cima, ora... por melhor que seja o presunto e o queijo da serra, acho os preços altos... claro, está por nossa conta investigar o resto do menu e descobrir deliciosas tartelettes, saladas, massas e um eggs benedict de se chorar por mais, aqui os preços já me parecem bastante razoáveis. 

levo todas as minhas amigas que querem vir almoçar comigo lá, acho que vou ter que variar mais... a mesa do meio é o meu lugar preferido, pode parecer estranha para um almoço a duas, mas eu adoro, não só espalho os meus milhares de adereços pela mesa, como há espaço para pratos, cadernos, livros e os meus braços! é uma maneira completamente diferente de viver o almoço... trás-me boas memórias da bélgica...
a Tartine tem definitivamente um ar de Antuérpia, simples, calmo, chik e único.




there are few places in this world where i've had lunch and felt i could stay there until dinner. specially in lisbon. strangely, the old places in this city always have either unconfortable chairs, tables or noises, though the food was good, normal and cheap. nowadays with all these new somewhat cool lunch spots it almost feels that with so many opening and closing everyday, you never get to be "where everyone knows your name". unlike cheers, trying out new eating adventures can make you annoyed  after a while, because almost none of them offer you that confortable atmosphere that makes you regret leaving. the food might be nice, the price ok, but it makes you rush out the door.

that's why i like Tartine. what i knew about it, was that it was a nice bakery, with one amazing pastry, the Chiado, so perfectly named after this neighborhood, and it has a really cute terrace at the back. oh and of course it has brunch on saturdays AND sundays! what could i ask for more?

Tartine welcomes you with that amazing smell of fresh baked bread and that alone makes up for the slightly high prices on their delicious tartines. if you had to describe to those who have never eaten it, a tartine is basically a slice of bread with something on top... that's how boring it could be, here it's not. though the bread is in fact homemade and absolutely delicious, and the topings very tasty, i still felt they are too expensive for what they are... of course this makes me want to explore the menu more and i've discovered wonderful dishes that don't make me think about the bill.

ever since i've discovered this place i've gone back to it with all my friends who decide to visit downtown and have lunch with me. i love it. the long pine table in the middle of the room, is probably one of the best lunch experiences ever, and a much needed one around here. it brought back many belgian memories....

Tartine has and Antwerp french feel, clean, simple, cosy and tasty...

5 comentários:

  1. escrevi este texto há cerca de 7 meses num outro blog... reformulei-o mas o sentimento de coisa boa continua! quem quiser vir almoçar comigo, venha que vamos à tartine!

    ResponderEliminar
  2. Conheço o meu cabeleireiro é ai ao lado, gosto e digo, a mesa do meio é gigante!!!!!

    ResponderEliminar
  3. é um máximo a mesa, própria para mim que despejo tudo da mala quando lá vou!!! quando fores cortar o cabelo avisa!

    ResponderEliminar
  4. Tenho que ir ai cortar a franja muitas vezes, aviso sim. Devo ir muito em breve :)

    ResponderEliminar
  5. avisa que tomamos café na tartine!

    ResponderEliminar